Ustrasana ~ a postura do camelo

P1190399

Com uma preparação cuidadosa, ustrasana, é valioso para iniciantes, sendo uma postura mais acessível do que muitas retroflexões como o pombo (eka pada kapotasana), e a roda (chakrasana).  Iyengar escreve no seu livro, Luz do Yoga, “Esta postura pode ser experimentada convenientemente pelos idosos e até mesmo por pessoas com lesão na coluna”.

Contudo, se tiver alguma dúvida, seria mais prudente não a fazer sem consultar o seu médico. É mais estimulante do que as retroflexões como a cobra (bhujangasana), ou meia ponte (setu bandha sarvangasana), nas quais estamos a ir contra a gravidade. Na postura do camelo, uma vez estando suficientemente estáveis na parte inferior do corpo, sentimo-nos seguros para nos inclinarmos para atrás. Como o ponto focal da postura é na expansão do peito, ustrasana é uma ótima preparação para pranayama

Ustrasana pode ser uma postura desconfortável para o pescoço, especialmente se os ombros tem pouca amplitude de movimento. Portanto, se nunca o praticou, começe por colocar as mãos atrás da cintura com os dedos virados para baixo.  Inspire, alongue a frente do corpo e na expiração, rode os ombros atrás, levantando o queixo até uma posição cómoda para o pescoço e olhe para cima.

Contra-indicações

Insónia

Enxaqueca

Pressão arterial baixa ou alta

Lesões graves do lombar ou pescoço

Benefícios

Ajuda corrigir tendência para cifose

Dores nas costas

Desconfortos na menstrucão

Cansaço

Ansiedade

Como fazer

Ajoelhe-se no chão, colocando os joelhos e pés em linha com as ancas.  Coloque as mãos atrás da cintura como descrito em cima.  Na inspiração alongue a frente do corpo para cima; na expiração rode os ombros atrás, incline-se para trás, levando as ancas à frente, e levante o queixo, olhando para cima.  A partir daqui, pode experimentar levar primeiro a mão direita ao calcanhar direito, e depois a mão esquerda ao pé esquerdo. Se for preciso, pode dobrar os dedos dos pés para baixo para elevar os calcanhares. Manter a postura enquanto se sentir cómodo.

Para sair da postura, voltar a colocar as mãos na posição inicial uma a uma. Ao inspirar, endireite o corpo, pouco a pouco, levantando por último a cabeça. Sente-se atrás nos pés, incline-se à frente, colocando a testa no tapete, estendendo os braços, e relaxe.

P1190401

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s