Com uma preparação cuidadosa, ustrasana, é valioso para iniciantes, sendo uma postura mais acessível do que muitas retroflexões como o pombo (eka pada kapotasana), e a roda (chakrasana). Iyengar escreve no seu livro, Luz do Yoga, “Esta postura pode ser experimentada convenientemente pelos idosos e até mesmo por pessoas com lesão na coluna”.
Contudo, se tiver alguma dúvida, seria mais prudente não a fazer sem consultar o seu médico. É mais estimulante do que as retroflexões como a cobra (bhujangasana), ou meia ponte (setu bandha sarvangasana), nas quais estamos a ir contra a gravidade. Na postura do camelo, uma vez estando suficientemente estáveis na parte inferior do corpo, sentimo-nos seguros para nos inclinarmos para atrás. Como o ponto focal da postura é na expansão do peito, ustrasana é uma ótima preparação para pranayama.
Ustrasana pode ser uma postura desconfortável para o pescoço, especialmente se os ombros tem pouca amplitude de movimento. Portanto, se nunca o praticou, começe por colocar as mãos atrás da cintura com os dedos virados para baixo. Inspire, alongue a frente do corpo e na expiração, rode os ombros atrás, levantando o queixo até uma posição cómoda para o pescoço e olhe para cima.
Contra-indicações
Insónia
Enxaqueca
Pressão arterial baixa ou alta
Lesões graves do lombar ou pescoço
Benefícios
Ajuda corrigir tendência para cifose
Dores nas costas
Desconfortos na menstrucão
Cansaço
Ansiedade
Como fazer
Ajoelhe-se no chão, colocando os joelhos e pés em linha com as ancas. Coloque as mãos atrás da cintura como descrito em cima. Na inspiração alongue a frente do corpo para cima; na expiração rode os ombros atrás, incline-se para trás, levando as ancas à frente, e levante o queixo, olhando para cima. A partir daqui, pode experimentar levar primeiro a mão direita ao calcanhar direito, e depois a mão esquerda ao pé esquerdo. Se for preciso, pode dobrar os dedos dos pés para baixo para elevar os calcanhares. Manter a postura enquanto se sentir cómodo.
Para sair da postura, voltar a colocar as mãos na posição inicial uma a uma. Ao inspirar, endireite o corpo, pouco a pouco, levantando por último a cabeça. Sente-se atrás nos pés, incline-se à frente, colocando a testa no tapete, estendendo os braços, e relaxe.