Pranayama – disciplina do sopro
“A parte mais importante de uma prática de yoga é a respiração”. Estas foram as palavras que me lembro do professor de yoga dizer no início de uma aula onde eu estava presente pela primeira vez. Não me lembro exatamente o que foi praticado nesta aula, mas essas poucas palavras atingiram um tal ressonância dentro de mim que eu sabia que tinha encontrado o “meu” professor de yoga.
Ao longo dos anos desde então, tive muitas oportunidades para descobrir como as nossas emoções, sejam de alegria ou de tristeza, podem afetar a nossa respiração, às vezes até sentir os efeitos a nível físico quando a emoção era tão forte que mal conseguia respirar.
Através do yoga, finalmente percebi que conscientemente alterar a respiração pode ser utilizado de forma eficaz para acalmar a mente e nos preparar para enfrentar as exigências da vida diária, ajudando-nos a lidar com a dor emocional e física, tal como os sábios de yoga tinham anotado 4,000 anos atrás.
O que é pranayama?
No hatha yoga, tornamo-nos o observador do corpo, da respiração e mente em ação. É essa auto-consciência que traz a inibação do mental que nos permite ganhar uma clara percepção de nós mesmos e da vida em geral.
O primeiro passo para a percepção mais clara é a respiração e o pranayama refere às várias disciplinas de respiração – prana é muitas vezes traduzida como energia vital e “ayama” significa estender ou ampliar e descreve a ação de pranayama. Prana é movido através do corpo para purificá-lo e criar um efeito equilibrador e energizante.
Há mais de 50 técnicas e formas de Pranayama, que incluem:
- Nada shodana pranayama (também conhecido como anuloma pranayama) – respiração alternada das narinas
- Ujjayi pranayama – respiração vitoriosa
- Bhastrika pranayama – respiração de fole
- Kapalabhati pranayama – respiração de crânio brilhante
- Shitali pranayama – sopro de resfriamento
- Surya bhedana pranayama – respiração solar (surya)
- Chandra bhedana pranayama – respiração luar (chandra)
- Bhramari pranayama – respiração de abelha
Para se familiarisar com a sua respiração, leia e pratique estes dois simples pranayama:
Respire – respiração tri-fasica e completa