O que é asana?
Hoje em dia, a palavra “asana” é definida como “postura” e nos primeiros textos antigos o seu significado era assento e referia-se às posturas estáveis apropriadas à meditação prolongada. Ao longo dos tempos foi-se desenvolvido para incluir os movimentos e posturas que praticamos hoje.
Mais do que apenas uns simples alongamentos, os asanas purificam e fortalecem o corpo, ajudam a aumentar a capacidade de concentração e a clareza de pensamento; a fronteira entre consciente e subconsciente torna-se mais indistinta e as nossas ações intuitivas.
No Yoga Sutras do Patanjali, asana é o terceiro membro das oito ashtangas (escreverei mais sobre isto num artigo próximo), que afirma que o asana deve ser estável e confortável (Yoga Sutra II, 46 sthira sukham asanam: sthira = estável sukham = confortável asanam = postura).
Como conseguir “sthira sukham asanam”? Quando pratica uma postura de yoga, certifique-se que consegue respirar lenta e profundamente, utilizando a respiração vitoriosa ou ujjayii. No asana procure o seu limite, mantendo-o onde sentir o alongamento agradável, o corpo a trabalhar, mas parando se sentir dor, distensão ou fadiga.
Prossiga lentamente, sentindo o caminho para dentro da asana, e divirta-se!