O que é asana?

O que é asana?        

Hoje em dia, a palavra “asana” é definida como “postura” e nos primeiros textos antigos o seu significado era assento e referia-se às posturas estáveis apropriadas à meditação prolongada. Ao longo dos tempos foi-se desenvolvido para incluir os movimentos e posturas que praticamos hoje.

Mais do que apenas uns simples alongamentos, os asanas purificam e fortalecem o corpo, ajudam a aumentar a capacidade de concentração e a clareza de pensamento; a fronteira entre consciente e subconsciente torna-se mais indistinta e as nossas ações intuitivas.

No Yoga Sutras do Patanjali,  asana é o terceiro membro das oito ashtangas (escreverei mais sobre isto num artigo próximo), que afirma que o asana deve ser estável e confortável (Yoga Sutra II, 46  sthira sukham asanam: sthira = estável sukham = confortável asanam = postura).

Como conseguir “sthira sukham asanam”? Quando pratica uma postura de yoga, certifique-se que consegue respirar lenta e profundamente, utilizando a respiração vitoriosa ou ujjayii. No asana procure o seu limite, mantendo-o onde sentir o alongamento agradável, o corpo a trabalhar, mas parando se sentir dor, distensão ou fadiga.

Prossiga lentamente, sentindo o caminho para dentro da asana, e divirta-se!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s