Bharadvaja, foi um dos Saptaṛṣis (sete grandes sábios ou Rishis) dos tempos Védicos e a quem muitos dos hinos no Rig Veda são atribuídos. Supostamente, esta postura é baseada na sua posição sentada, aqui representada com duas variações na colocação das pernas (como representado nas várias gravuras deste sábio).
Bharadvajasana ajuda a diminuir as dores nas costas, no pescoço, e a dor ciática. Ao “espremer” a tensão acumulada nos tecidos, ajuda a acalmar a mente e a estabilizar o sistema nervoso. Este asana ajuda na desentoxicação do organismo, porque todos os órgãos internos são massajados devido à torção do tronco e ao movimento da respiração abdominal.
Advertências
- Não fazer durante a menstrução
- Evitar se tiver diarreia, tensão alta ou baixa, problemas de insónia, dores de cabeça
- Proseguir com muita cautela se alguma vez teve problemas de coluna, hérnias ou outras lesões.
Benefícios
- Fornece um estiramento profundo e completo ao corpo ao longo das costas, tronco, ombros e ancas.
- Acalma e regenera órgãos subjacentes no abdómen, aumentando a actividade metabólica, a funcão digestiva e melhorando a eliminação.
- Acalma a mente e restaura um sentido de equilíbrio e calma.
Comece por ficar sentado no tapete com as pernas estendidas nas postura do bastão, dandasana.
Para a primeira variação da postura – e o mais simples – dobre as pernas, levando os pés para o lado esquerdo, junto da anca, com o peito do pé esquerdo em cima da planta do pé direito. Inspire, alongue a coluna criando espaço entre cada vertebra, e na expiração, vira para o lado direito – pode virar a cabeça, se for comodo, e olhar para trás; pode sentar-se em cima de um cobertor dobrado:
Manter durante varias respirações (até doze), fazendo a respiração abdominal (na expiração deixar o abdomén mover-se para dentro, e na expiração relaxe-o). Quando terminar, virar para a frente, e voltar para dandasana. Fazer uma curta pausa, absorvendo as sensações, e em seguida repetir para o outro lado.
Para a segunda variação, dobre a perna esquerda para trás, colocando o pé ao lado da anca esquerda. Dobre a perna direita, desta vez colocando o pé direito em cima da perna esquerda o mais perto possível do tronco. Comece por colocar a mão direita atrás das costas, no tapete, e a mão esquerda em cima do joelho direito. Vire a cabeça e olhe por cima do ombro direito. Faça algumas respirações e com cada expiração, continue a virar o tronco e a cabeça para o lado direito. Quando sentir que antigiu a máxima capacidade de torção, experimente chegar com a mão direita ao pé direito. Agora, vire a palma esquerda para cima, e tente colocar as costas da mão no lado de fora do joelho direito, com os dedos a apontar para o tapete. Respire suavemente, fazendo a respiração abdominal, e com cada expiração, experimente entrar mais profundamente na torção – sem forçar, claro. Para sair, soltar o pé, e lentamente virar à frente, voltando para dandasana. Repetir todos os passos, agora fazendo a torção para o lado esquerdo.
Uma sugestão feita por Gary Kraftsow: depois de varias respirações, podemos virar a cabeça e olhar para o joelho esquerdo:
Variação: Pode ser feita sentado numa cadeira.
http://crossfitwarriorspirit.com/wp-content/uploads/2013/03/bharadvajasana.gif