Geralmente, começo a minha prática e as minhas aulas sentada. É muito raro ficarmos sempre no chão, portanto chega a altura de querermos ficar em pé. Temos várias maneiras de nos levantar do chão para ficar em pé e aqui descrevo duas sugestões para passar da posição de sentada para ficar em pé na postura de montanha (tadasana).
Começamos por nos sentar com as pernas cruzadas. Colocamos as mãos no tapete à nossa frente e depois ficamos de gatas:
Agora dobramos os dedos dos pés para baixo, chegando as mãos atrás até ficarmos de cócoras.
A partir daqui, temos duas opções:
Desta posição podemos levantar o tronco lentamente, endireitando as costas vertebra por vertebra, braços relaxados, e queixo junto das clavículas. Uma vez que temos as costas direitas, rodamos os ombros para trás e para baixo, e levantamos a cabeça na direção do céu.
Nesta opção, da posição de cócoras, podemos subir pressionando os pés no tapete, levantando os braços na direção do céu, endireitando o corpo para a postura da montanha (tadasana).
Já na postura, podemos fazer uma pausa, tomando consciência da nova posição do corpo, sentindo os pés bem assentes no tapete, coluna erguida, ombros relaxados e o topo da cabeça a subir na direção do céu, virando as palmas das mãos para frente, num gesto de abertura e aceitação.
Tadasana (postura da montanha)
Para voltar a sentar no tapete, simplesmente invertimos os movimentos. Se quisermos, antes de ficarmos sentados, podemos ficar um pouco na postura da grinalda (malasana).