Malasana ~ postura da grinalda

*Quem tiver problemas nas costas, joelhos ou foi recentemente operado, não deve tentar fazer malasana (postura da grinalda) sem consultar o seu médico ou fisioterapeuta.*

Hoje vamos falar de uma postura (asana) que gosto muito de fazer: MalasanaFazemo-la em quase todas as aulas porque traz muitos benefícios, Além dos mais óbvios como alongar a coluna, tendão de Aquiles, abrir as virilhas e o pélvis (tornando-se uma postura ótima para as mulheres durante a gravidez para promover um parto mais fácil) a malasana também:

  • promove a eliminação
  • estimula a digestão 
  • ajuda a aliviar a obstipação
  • relaxa o sistema nervoso
  • melhora a concentração
  • estimula a circulação
  • ajuda a liberar a respiração
  • desenvolve a capacidade pulmonar

Como disse, os benefícos são muitos!

Como a maioria dos asanas, é possível adaptá-lo utilizando blocos, uma toalha enrolada, ou, até, uma cadeira se não consegue agachar-se com facilidade e para as mulheres no fim da gravidez.

Para executar malasana começamos em pé (tadasana, a postura da montanha), abrindo os pés até ficar com uma abertura um pouco mais larga do que as ancas. Unir as palmas das mãos junto do coração. Numa expiração, flectir os joelhos e baixar as ancas na direção do chão, mantendo as plantas do pés em contato com o chão.  Se os calcanhares começa a levantar, é sinal que já baixou demasiado para manter a postura e, neste caso, pode colocar um apoio por baixo dos calcanhares de modo que a postura seja confortável. Já na postura, o peso do corpo deverá assentar em todo o pé e não só nos dedos – lembre-se, não forçar, utilize um apoio 🙂 Colocar os cotovelos no lado de dentro dos joelhos, e manter as mãos na posição de prece junto ao coração. Com uma prática regular, eventualmente pode manter malasana durante várias respirações e irá perceber porque é apontado como um modo excelente para relaxar e purificar todo o corpo.

P1010576P1010580P1010573“O que é que estás a fazer?”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s