Ahimsa na prática de yoga

Já escrevi que ahimsâ (não-violência) é o alicerce da prática de yoga e que devemos procurar não forçar o corpo para além dos seus limites. Quando não aceitamos as mensagens do corpo quanto aos nossos limites, podemos causar lesões que levam tempo a sarar. Deixamos de recolher os benefícios da prática e acabamos por limitar o corpo O desconforto de forçar o corpo causa perturbações na mente, não vamos conseguir mantermo-nos no momento, desligados do exterior, e desfrutar da prática como devia ser. No momento que começamos a aplicar os conceitos do ahimsâ, a prática evolui sem aparente esforço da nossa parte.

Devemo-nos lembrar que temos as nossas semelhanças e as nossas diferenças anatomicamente e respeitar essas diferenças na nossa prática é da maior importância. Por exemplo, uma pessoa pode facilmente dobrar-se para a frente e colocar as mãos no tapete mas tem dificuldade em equilibrar-se nas posturas de apoio só nas mãos, enquanto outra pessoa pode ter mais dificuldade com a flexibilidade mas conseguir equilibrar-se nas mãos como se fosse a coisa mais fácil no mundo.

O alinhamento correto faz parte da prática e esse alinhamento ajuda a desbloquear o corpo. Mas não estamos somente a fazer alongamentos do corpo e a trabalha-lo fisicamente.  Em última análise, o alinhamento é sobre o fluxo de prana.  O corpo é a estrutura onde o prana se movimenta e o alinhamento anatómico correto deixa-o fluir mais facilmente por todo o corpo.  Também garante não só o fluxo pranico ideal através da respiração, mas também mantém os nadis principais em equilibrio e a fluir livremente.

Assim, entendemos que realmente não interessa se conseguimos tocar com as mãos no tapete em uttanasana (flexão à frente em pé), mas que devemos praticar conservando os limites do corpo e deixando-o libertar-se naturalmente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s