A respiração vitoriosa ou ujjayi – Porquê e como fazer

Já mencionei que é dada muita importância ao modo como respiramos no yoga e o que se pretende é iniciar um processo de interiorização através de uma respiração ou sopro consciente.

Na aula, o professor ou a professora aconselhará a fazer a respiração vitoriosa ou ujjayi.  O propósito desta respiração é a focalização da mente para nos ajudar a abstrair de tudo ao nosso redor, o que  é um dos objectivos de yogaA respiração é o primeiro passo em ajudar-nos a concentrar na prática das posturas (“asanas”) – ajuda-nos a fazer os movimentos com controlo e para as manter na sua fase estática.

Para aprender a respiração ujjayi, escolha uma posição em que pode ficar confortavelmente sentado.  Observe a respiração durante uns momentos.  Expire profundamente para esvaziar os pulmões. Em seguida, relaxe o maxilar e deixe a boca abrir. Inspire pelas narinas e quando expira, contraia ligeiramente a epiglote e sussurre um prolongado e suave ‘haaaaaaaa’, relaxando a zona da garganta.  Respire algumas vezes assim até se habituar à acção e às sensações no fundo da garganta.  Agora, feche a boca e continue a respirar da mesma maneira, procurando fazer o mesmo som.  Tome consciência do controlo da expiração que consegue atingir e a consequente interiorização do que está a fazer.

É importante não forçar a respiração e tenha o cuidado de não contrair demasiado a zona da garganta. A respiração ujjayi cria uma frescura no fundo da garganta e tem o efeito de equilibrar o sistema cardio-respiratório.

Pratique cada vez que se lembre e verá como começa a ser um modo natural e agradável de respirar.

2 pensamentos sobre “A respiração vitoriosa ou ujjayi – Porquê e como fazer

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s