Já mencionei que é dada muita importância ao modo como respiramos no yoga e o que se pretende é iniciar um processo de interiorização através de uma respiração ou sopro consciente.
Na aula, o professor ou a professora aconselhará a fazer a respiração vitoriosa ou ujjayi. O propósito desta respiração é a focalização da mente para nos ajudar a abstrair de tudo ao nosso redor, o que é um dos objectivos de yoga. A respiração é o primeiro passo em ajudar-nos a concentrar na prática das posturas (“asanas”) – ajuda-nos a fazer os movimentos com controlo e para as manter na sua fase estática.
Para aprender a respiração ujjayi, escolha uma posição em que pode ficar confortavelmente sentado. Observe a respiração durante uns momentos. Expire profundamente para esvaziar os pulmões. Em seguida, relaxe o maxilar e deixe a boca abrir. Inspire pelas narinas e quando expira, contraia ligeiramente a epiglote e sussurre um prolongado e suave ‘haaaaaaaa’, relaxando a zona da garganta. Respire algumas vezes assim até se habituar à acção e às sensações no fundo da garganta. Agora, feche a boca e continue a respirar da mesma maneira, procurando fazer o mesmo som. Tome consciência do controlo da expiração que consegue atingir e a consequente interiorização do que está a fazer.
É importante não forçar a respiração e tenha o cuidado de não contrair demasiado a zona da garganta. A respiração ujjayi cria uma frescura no fundo da garganta e tem o efeito de equilibrar o sistema cardio-respiratório.
Pratique cada vez que se lembre e verá como começa a ser um modo natural e agradável de respirar.
Reblogged this on Camila Faria.
GostarGostar
Segue o link em baixo para o blog de Camila Faria onde tem um video demonstrando a respiração vitoriosa:
http://cafaria.com/2015/03/24/a-respiracao-vitoriosa-ou-ujjayi/
GostarGostar