Esta postura é ótima para iniciarmos a nossa prática do yoga, aliás é o que tenho feito quase sempre durante estes anos todos, porque sinto que ajuda a profundar a respiração e a ‘aquecer’ a coluna e musculatura das costas antes do resto da prática. Como principiante, esta postura também ensina a iniciar o movimento do seu centro, além de coordenar os seus movimentos com a respiração – dois dos temas mais importantes na prática de asanas.
Como praticar:
Coloque-se de gatas, colocando os pulsos em linha com os ombros e os joelhos em linha com as ancas; as costas estão paralelas ao tapete.
Inspire nesta posição e quando expirar, faça uma lomba com as costas de modo que o cóccix vá na direção do tapete e leve o queixo junto às clavículas; conforme vai expirando, leve os músculos bem para dentro na direção da coluna e eleve os músculos do pavimento pélvico.
Na expiração, lentamente relaxe tudo, baixando as costas, levando o coccíx na direção do tecto e por fim olhar em frente.
Agora, feche os olhos e vá repetindo o movimento juntamente com a respiração, sentindo o que está a fazer.
Benefícios: Fornece uma suave massagem para a coluna e órgãos do abdomén; tonifica os músculos do pavimento pélvico. Na gravidez esta postura juntamente com as variações, é ótima para o bebé tomar a sua posição ideal para a parto e nascimento.