Criando o espaço para a prática

Quando fui passar uns dias com uma amiga minha, fizemos a nossa prática de yoga juntas num quarto reservado somente para esse fim. Um espaço acolhedor, com tudo do que podemos precisar, com tapetes, blocos e cobertores de apoio. Sempre tive o desejo de criar um espaço dentro da minha casa para poder ter tudo do que preciso à mão sem ser preciso ir busca-los aos vários sítios onde estão guardados….

Pensando no espaço para a prática de yoga, lembrei-me das recomendações que estão escritas nos textos de Hatha Yoga Pradipika sobre o tipo de lugar onde devemos praticar Yoga:

  1. O Yogi deve praticar o Hatha Yoga numa pequena sala, situada num lugar solitário, com quatro côvados quadrados e livre de pedras, fogo, água, distúrbios de todos os tipos e num país onde a justiça é administrada adequadamente, onde pessoas de bem vivem, e a comida pode ser obtida fácil e abundantemente.
  2. A sala deve ter uma pequena porta, estar livre de buracos, cavidades, nem muito alta nem muito baixa, bem rebocada com estrume de vaca, e livre de sujeira, imundície, e insetos. No seu exterior deve haver caramanchões, uma plataforma elevada (chabootra), um poço e um composto. Estas características de uma sala para Hatha Yogis foram descritas por adeptos na prática de Hatha.
  3. Estando sentado em semelhante sala, e livre de todas as ansiedades, (o yogi) deve praticar Yoga, conforme instruído pelo seu guru.

Realmente, dentro da filosofia de yoga, devemos praticar o desapego (aparigraha) aos nossos desejos. Portanto, o mais importante é arranjar um espaço que nos deixa praticar em conforto seja onde for. Por agora, o meu espaço é no meu quarto, entre o roupeiro e a cama, um espaço que se torna mais do que adequado quando aceito que era o meu desejo de algo que não é possível que o tornava inadequado. O facto que não está rebocado com estrume de vaca considero um bónus.

 

2 pensamentos sobre “Criando o espaço para a prática

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s