Estava a fazer pesquisas sobre biomecânica, um assunto que me interessa muito, e encontrei este video com explicações sobre os músculos envolvidos na flexão lateral, na rotação, e na flexão/extensão do tronco.
Mantendo a flexibilidade destes músculos, dá-nos liberdade nos movimentos para conseguirmos movimentar bem a coluna vertebral que, por seu turno, nos oferece movimento, apoio, e proteção. Qualquer alteração da estrutura ou função da coluna pode afectar adversamente o nosso movimento.
A coluna vetebral proteje o sistema nervoso central permitindo-lhe funcionar ótimamente através da medula espinhal, alojada no seu interior, que controla a função de cada célula, tecido e órgão no corpo.
Qualquer alteração da estrutura ou função vertebral pode causar irritação do sistema nervoso central ou dos nervos no seu percurso para os órgãos ou músculos. Os médicos e terapeutas chamam esta subluxação vertebral “fadiga”. A fadiga ocorre quando um sistema ou estrutura sofre carga ou stress que altera a sua estrutura e função, e esta lesão supera a capacidade do corpo para se curar. Isto causa a doença porque afeta a capacidade do sistema nervoso de funcionar normalmente.
A fadiga pode ocorrer através das tensões físicas repetidas ou do resultado de um acidente físico, mas muitas vezes pode ser o resultado dos estilos da vida de hoje em dia: excesso de stress, a nutrição inadequada, ou falta de exercício. Eventualmente, os efeitos podem ser variados e vão desde as doenças comuns, tais como dores de cabeça, dor no maxilar, dor toráxica (peito), falta de concentração, distúrbios do sono, até mesmo aos problemas nos joelhos e nos pés.
Assim, uma coluna saudável, juntamente com um sistema nervoso saudável, é crucial em termos de manutenção da saúde de todo o corpo.
Mais uma razão para praticar yoga – conseguiremos manter a coluna vetebral saudável e ao mesmo tempo optimizar a nossa saúde.