Se nunca praticou a meditação, aqui segue uma breve explicação que pode ser útil para inciar esta prática tão importante no yoga:
A meditação é uma prática importante que pode ser praticada por qualquer pessoa independentemente da sua idade ou capacidade física. Se estiver dúvidas que seja uma prática adequada ao seu problema da saúde, devia consultar o seu medico, claro.
Procura um sítio sossegado, à sombra se estiver ao ar livre, e sentar confortavelmente recorrendo a apoio de almofadas ou cobertores dobrados. Pode permanecer deitado, mas verifica que a região lombar das costas está bem apoiada e não arqueada.
Existem diferentes maneiras de praticar a meditação. Como é uma prática tão pessoal, a meditação deve ser talhada para melhor servir a pessoa que a está a praticar. Pode, por exemplo, começar por utilizar uma pratica para ajudar a focar a mente (dharana), onde a concentração é focada num ponto. Este ponto pode ser um objeto, simbolo ou uma vela acesa, uma prática chamada tratak. Outro exemplo seria a vizualização do corpo num estado de relaxamento. A repetição de mantras ou OM, focalização na respiração, e a meditação guiada são outros métodos.
O objectivo é concentrar-se num ponto e continuamente trazer de volta a atenção a esse ponto focal quando a mente vagueia e os pensamentos despertam.
A meditação ajuda a acalmar o sistema nervoso, reduzir o stress, e criar uma sensação de calma e aceitação para enfrentar as alegrias e peripécias da vida.