“A última sessão de fotos: Guru de Yoga, BKS Iyengar, executa posturas de yoga com a idade de 95 anos:
http://www.huffingtonpost.in/2015/06/21/bks-iyengar_n_7540242.html
O artigo está escrito em Inglês e aqui está uma tradução de somente dois paragráfos. O primeiro explica o ingresso de Iyengar no yoga, um pouco sobre o seu percurso, mas – e achei intrigante – como o fotógrafo, Kapoor, estava “de facto averso à idéia de yoga.” mas foi escolhido. O segundo, mostra como o yoga “venceu” e Kapoor mudou a sua opinião, sendo agora praticante de yoga:
Iyengar “começou [a praticar] yoga com 15 anos de idade sob a tutela de seu cunhado, o iogui Sri Tirumalai Krishnamacharya (muitas vezes referido como o pai do yoga moderno), e finalmente passou a estabelecer-se como um dos principais nomes do yoga – uma reputação que ainda prevalece em 70 países. Apesar da sua popularidade, o fotógrafo baseado em Delhi, Aditya Kapoor, que foi designado para fotografar Guruji (como Iyengar foi carinhosamente chamado) nas posturas de yoga em Julho do ano passado (apenas um mês antes de sua morte), não sabia muito sobre ele, e foi, de facto averso à idéia de yoga.”
“Kapoor passou três a quatro dias a fotografar Iyengar e sua família, e voltou para casa apenas para incentivar a sua (então) namorada, que estava sofrendo de uma hérnia discal, para se juntar ao yoga. Ele próprio começou a praticar: “Havia pessoas no instituto das quais os médicos haviam desistido“, disse ele. “Pessoas que não podiam andar, e estavam doentes – o yoga curou todos os seus males.“
Vale a pena ler o artigo todo e ver as fotos de Iyengar ainda a ensinar o yoga, um mês antes da sua morte.